Gravidez: dez razões para fazer exercícios durante a gestação

A maioria das grávidas se beneficia com uma rotina de atividades físicas durante a gestação, mas esta prática deve ser discutida e orientada por um obstetra. Alguns ajustes podem ser necessários para desfrutar dos benefícios dos exercícios neste período da vida. A intensidade do trabalho físico recomendada durante a gravidez depende, em parte, do nível de atividade física exercido pela mulher antes de engravidar e também das condições de saúde da gestante.
Quais são os benefícios das atividades físicas realizadas durante a gestação para aquelas mulheres que não apresentam nenhuma contra-indicação a esta prática?
- Exercícios físicos ajudam a diminuir a fadiga, mesmo no primeiro trimestre de gestação. Isto também é verdade para aquelas grávidas que apresentam insônia.
- Eles podem reduzir o tempo do trabalho de parto pois fortalecem a musculatura, melhoram a circulação e a respiração. Isto é particularmente importante se a gestante usar alguns movimentos no trabalho de parto, mudando sua posição.
- Melhoram a aparência da pele por aumentarem o fluxo sanguíneo para as extremidades.
- Aumentam a resistência para viver bem a gestação e o trabalho de parto. É sabido que um parto natural pode ser desgastante para a mãe, se ela está fisicamente preparada para enfrentá-lo, tudo vai ser bem mais tranquilo.
- Diminuem as dores associadas à gestação como dores lombares, nas pernas, articulares e na região inferior do abdome.
- Ajudam a reduzir o tamanho da incisão e o trauma causado pela episiotomia.
- Reduzem a necessidade de fazer uma cesareana.
- É divertido fazer exercícios, eles aumentam a sensação de prazer e bem estar por liberarem endorfinas no organismo.
- Aceleram a recuperação no pós-parto, a amamentação e aumentam a perda de peso adquirido durante a gravidez no período pós-natal.
- É um hábito que uma vez adquirido ninguém vai querer perdê-lo. Os benefícios para a saúde são bem conhecidos, como redução do risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes mellitus, obesidade, hipertensão arterial e alguns tipos de tumores malignos.
