Como é a acrocianose?
O que é acrocianose?
Acrocianose é uma condição arterial periférica benigna, funcional, persistente e permanente, caracterizada pelo surgimento de uma coloração azulada ou arroxeada nas extremidades do corpo, como dedos das mãos1, pés, nariz2 ou orelhas3, geralmente simétrica. Não é contagiosa4 e costuma não ter consequências graves à saúde5.
Quais são as causas da acrocianose?
A acrocianose ocorre devido a uma redução no fluxo sanguíneo ou má circulação6 de oxigênio nas pequenas artérias7 e capilares8, causada por espasmos9 desses pequenos vasos sanguíneos10 da pele11 em resposta ao frio ou ao estresse emocional. É mais comum em mulheres jovens e pode ocorrer sem uma causa específica identificável (acrocianose primária) ou estar associada a condições médicas como lúpus12, síndrome13 de Raynaud ou doenças vasculares14 (acrocianose secundária).
Leia também sobre "Argiria", "Síndrome13 do bebê azul" e "Policitemia vera15".
Qual é o substrato fisiopatológico da acrocianose?
A acrocianose decorre principalmente de alterações no controle vasomotor periférico, causando uma vasoconstrição16 persistente das arteríolas17 e vênulas18 das extremidades, seguida por uma dilatação compensatória dos capilares8 e vênulas18 pós-capilares8.
Há uma resposta exagerada do sistema nervoso19 simpático20 ou uma disfunção autonômica que resulta em constrição21 prolongada dos vasos periféricos, reduzindo o fluxo sanguíneo arterial. A combinação desse fluxo arterial diminuído com drenagem22 venosa inadequada leva ao acúmulo de sangue23 pobre em oxigênio, conferindo à pele11 a coloração azulada.
O frio intensifica essa vasoconstrição16 reflexa. Problemas como doenças cardíacas, pulmonares ou condições como policitemia24 (aumento da viscosidade25 sanguínea) podem piorar o quadro.
Quais são as características clínicas da acrocianose?
Apesar de afetar a aparência da pele11, a acrocianose não causa danos ou dor intensa. É mais frequente em mulheres jovens, causando sensação de frio, coloração azulada ou arroxeada das mãos1, pés e às vezes nariz2 ou orelhas3. Pode haver transpiração26 excessiva e leve inchaço27 nas áreas afetadas.
Situações de estresse emocional ou exposição ao frio intensificam a coloração azulada, enquanto o calor pode aliviá-la. Diferentemente da cianose28 generalizada, a acrocianose é localizada e raramente associada a condições médicas graves. Manejo adequado envolve evitar o frio, controlar o estresse e adotar vestuário apropriado.
Como o médico diagnostica a acrocianose?
O diagnóstico29 é feito principalmente através da avaliação clínica pelo médico, que examina as áreas afetadas e realiza perguntas sobre o histórico dos sintomas30, hábitos e presença de doenças relacionadas. O exame físico inclui a observação da cor, temperatura, condição da pele11, pulsos periféricos e avaliação de possíveis inchaços.
Em casos incertos, podem ser solicitados exames complementares como oximetria de pulso, exames laboratoriais, ecocardiograma31 ou capilaroscopia. O médico diferencia a acrocianose de condições semelhantes, como o fenômeno de Raynaud32 e a cianose28 central, com base nas características específicas de cada situação.
Como o médico trata a acrocianose?
O tratamento da acrocianose depende da identificação da causa subjacente. Para casos primários, geralmente não há necessidade de tratamento específico, sendo suficiente evitar a exposição ao frio e reduzir o estresse emocional. O uso de roupas quentes e confortáveis é fundamental, assim como deixar de fumar, devido aos efeitos negativos do tabaco sobre a circulação6 sanguínea. Exercícios físicos leves também são recomendados para melhorar a circulação6 periférica. Medicamentos, como vasodilatadores, podem ser considerados apenas em situações muito desconfortáveis e persistentes.
Em casos secundários, o tratamento será focado na doença associada. O acompanhamento médico regular é aconselhável para prevenir complicações como úlceras33 ou infecções34 nas extremidades.
Recomenda-se aos pacientes acompanharem seus sintomas30 e possíveis fatores desencadeantes para melhor gerenciamento da condição. Além disso, técnicas de relaxamento como yoga ou meditação podem ajudar no controle emocional, melhorando os sintomas30.
Veja mais em "Síndrome13 de extravasamento capilar35" e "Patologias dos dedos das mãos1 e dos pés".
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites da Cleveland Clinic e da Mayo Clinic.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.