Bursite: você sabe o que é? O que acontece com uma pessoa que tem bursite? O que ela deve fazer?
O que é bursite1?
A bursite1 é uma doença ortopédica caracterizada pela inflamação2 da bursa, uma bolsa cheia de líquido, existente no interior das articulações3, cuja finalidade é amortecer o atrito entre ossos, tendões4 e músculos5. A bursite1 pode acontecer em qualquer articulação6 (joelhos, cotovelos, quadris, etc.), mas é mais comum no ombro, a tal ponto que as pessoas leigas chegam a pensar que ela só é possível nessa localização.
Quais são as causas da bursite1?
As causas mais comuns das bursites são traumatismos ou infecções7 articulares, uso excessivo e repetitivo das articulações3, lesões8 por esforço, artrites e gota9. Nem sempre as causas da bursite1 podem ser determinadas e muitas vezes elas surgem aparentemente “do nada”.

Quais são os principais sinais10 e sintomas11 da bursite1?
Os principais sinais10 e sintomas11 da bursite1 são:
- Rigidez e dor nas articulações3, principalmente ao movê-las.
- Limitação da mobilidade da articulação6.
- Sensibilidade ao pressionar-se nas proximidades da região dolorida.
- Inchaço12, calor e vermelhidão na articulação6.
Como o médico diagnostica a bursite1?
O diagnóstico13 de uma bursite1 é relativamente simples, desde que seja colhida uma boa história clínica e feito um correto exame físico. Havendo dúvidas, o médico pode ainda solicitar uma radiografia, ultrassonografia14 ou uma ressonância nuclear magnética.
Como o médico trata a bursite1?
Quando o indivíduo segue corretamente o tratamento fisioterapêutico e se vale dos tratamentos médicos sintomáticos, esta é uma doença que tem cura. O tratamento das bursites agudas deve obedecer ao repouso, imobilização temporária da articulação6 afetada e administração de anti-inflamatórios, corticoides, relaxantes musculares e aplicação de gelo. Os exercícios de fisioterapia15 ajudam a fortalecer os músculos5 da articulação6 comprometida e a restaurar a amplitude dos movimentos articulares. Em alguns casos pode ser necessário extrair líquido da bursa e injetar corticoides. A bursite1 de causa infecciosa deverá ser tratada com antibióticos. A drenagem16 cirúrgica raramente é necessária.
Como evolui a bursite1?
A bursite1 tem tendência à recidiva17. Para prevenir novas crises, assim que houver uma melhora do quadro clínico, a pessoa deve começar a praticar exercícios leves e ir aumentado o esforço gradualmente.
A cura total da bursite1, mesmo com o tratamento adequado, pode levar seis meses.
Após a cura, o indivíduo deve continuar a prática de exercícios ou esporte de que goste, para manter as articulações3 bem hidratadas e os músculos5 fortalecidos.
Como prevenir a bursite1?
- Realize alongamentos sistemáticos antes de fazer exercícios físicos.
- Procure fortalecer a musculatura ao redor das articulações3.
- Faça pausas frequentes durante a realização de exercícios repetitivos.
- Mantenha sempre uma boa postura corporal.
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.