AbcMed

Compreendendo os Transtornos do Desenvolvimento

Tuesday, May 27, 2025
Avalie este artigo
Compreendendo os Transtornos do Desenvolvimento

O que são transtornos do desenvolvimento?

Os transtornos do desenvolvimento são condições que afetam o desenvolvimento humano, geralmente desde a infância, podendo impactar áreas diversas como habilidades motoras, sociais, cognitivas, comportamentais e de linguagem. Eles possuem causas variadas, incluindo fatores genéticos, neurológicos e ambientais.

O diagnóstico precoce e o acesso a intervenções apropriadas são fundamentais para apoiar o desenvolvimento das pessoas afetadas, permitindo-lhes alcançar seu potencial máximo e melhorar a qualidade de vida.

Saiba mais sobre "Impulsividade", "Estereotipias", "Personalidade borderline" e "Crises da adolescência".

Quais são os principais transtornos do desenvolvimento?

Entre os transtornos mais conhecidos estão:

  • Transtorno do Espectro Autista (TEA): não é uma doença, mas sim uma alteração do desenvolvimento neurológico. Cada caso é único, daí o termo "espectro", que indica uma ampla variedade de manifestações. Pessoas com TEA apresentam dificuldades na comunicação e interação social, além de padrões repetitivos e restritos de comportamento e interesses, que afetam significativamente sua vida social.
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): é uma condição neurobiológica com forte influência genética, que geralmente aparece na infância e pode persistir na vida adulta. É mais frequentemente diagnosticado em meninos do que em meninas. Embora haja controvérsias sobre sua existência e suspeitas sobre interesses comerciais relacionados a medicamentos, o TDAH é amplamente reconhecido pela comunidade científica como um transtorno real, semelhante à depressão ou ansiedade, embora não tenha características únicas que o definam inequivocamente.
  • Transtornos de Aprendizagem Escolar: são distúrbios neurológicos permanentes que prejudicam a capacidade de aprender conteúdos escolares sem serem causados por deficiência intelectual, problemas sensoriais, falta de estímulo escolar ou dificuldades socioeconômicas. Os principais transtornos são:
    • Dislexia: dificuldade específica e persistente no aprendizado da leitura e escrita, que não decorre de atraso mental ou problemas emocionais.
    • Disortografia: dificuldade persistente em desenvolver a expressão escrita, afetando principalmente a organização e produção textual, podendo ou não estar associada à dislexia.
    • Disgrafia: comprometimento na escrita manual, afetando a legibilidade, velocidade e clareza da escrita.
    • Discalculia: conhecida como "cegueira numérica", é uma dificuldade grave na compreensão e utilização dos números, apesar da ausência de deficiências intelectuais ou lesões cerebrais.
  • Transtornos de Comunicação: são dificuldades na aquisição das habilidades necessárias para se expressar oralmente, compreender o que se ouve ou articular adequadamente as palavras. Incluem transtornos de linguagem, da fala, da fluência (como a gagueira), transtorno da comunicação social e outros transtornos não especificados.
  • Transtornos Motores: são condições que afetam a coordenação e execução de movimentos desde a infância, prejudicando aspectos pessoais, sociais, acadêmicos e profissionais. De acordo com o DSM-5, os principais são:
    • Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: caracteriza-se por dificuldades na coordenação motora que interferem nas atividades diárias.
    • Transtorno do Movimento Estereotipado: caracteriza-se por comportamentos motores repetitivos, aparentemente sem propósito, que interferem em atividades sociais e acadêmicas.
    • Transtornos de Tiques: são movimentos motores ou vocalizações repentinas, rápidas e recorrentes, como piscar os olhos, encolher ombros, emitir sons involuntários ou repetir palavras inadequadas.
  • Deficiência Intelectual: caracteriza-se por limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, afetando áreas como comunicação, autocuidado e habilidades sociais. Geralmente é congênita ou adquirida precocemente, antes dos 18 anos, e envolve dificuldades em resolução de problemas, compreensão de conceitos abstratos e realização de atividades cotidianas, refletindo um comprometimento geral da inteligência.
Leia sobre "Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade", "Depressão em crianças", "Síndrome de Asperger" e "Autismo".

 

Referências:

As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites da Mayo Clinic e da Cleveland Clinic.

Nota ao leitor:

As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Comentários