Massoterapia: ela é diferente da massagem?

O que é massoterapia?
A massoterapia, popularmente mais conhecida como massagem, pode ser uma prática recreativa ou uma terapia de aplicação de pressão e deslizamento com as mãos ou de vibração sobre partes do corpo constituídas por tecidos macios, como músculos, tendões, ligamentos e tecidos conectivos.
A massoterapia existe há milhares de anos. Os chineses registram que a massagem era usada como método de cura desde o período 3000 a.C. e na cultura hindu ela existe desde 1500 a.C..Tem-se evidências de que a massagem era usada terapeuticamente na Grécia, Roma e Egito antigos, entre outras culturas. No Ocidente, ela era usada na Europa desde o Renascimento e nos Estados Unidos ganhou força a partir da década de 1850.
Leia sobre "Medicina alternativa", "Drenagem linfática" e "Quiropraxia".
Existem diferenças entre massoterapia e massagem?
Algumas pessoas consideram não haver diferença entre elas. De fato, do ponto de vista da prática são uma mesma coisa. A principal diferença entre a massagem e a massoterapia está na formação dos profissionais.
O massoterapeuta é um profissional com formação técnica para executar diferentes tipos de massagem. O curso técnico em Massoterapia tem, em média, dois anos e 1.200 horas de duração, e nele são adquiridos conhecimentos em anatomia e fisiologia que embasam a prática da massagem terapêutica.
Já o massagista é um profissional que busca fazer um curso livre para especializar-se em uma técnica específica de massagem.
Enquanto o massoterapeuta está habilitado a praticar uma massagem com finalidades terapêuticas, o massagista geralmente a aplica de uma forma quase diletante e recreativa, em busca apenas de um maior bem-estar.
Por que fazer massagem/massoterapia?
O poder da massagem para produzir bem-estar é comprovadamente profundo e de longo alcance. Ela promove a redução do estresse, da tensão e da sensação de isolamento ou solidão. Mas, a massagem terapêutica, ou massoterapia, vai muito além disso, pois pode aliviar determinadas dores corporais e/ou tensões psicológicas, promovendo um relaxamento muscular, liberando o organismo de toxinas, aumentando a flexibilidade, estimulando a circulação sanguínea e linfática, a mobilidade e a elasticidade.
A massoterapia hoje em dia é um elemento da medicina holística e alternativa que envolve o tratamento de certas condições no corpo por meio de técnicas de massagem. A massoterapia, contudo, tem também suas contraindicações e não deve ser aplicada sobre machucados ou escoriações na pele, nem em qualquer tipo de tumor de natureza desconhecida.
Tipos de massoterapia
Existem centenas de técnicas de massagem, cada uma delas em geral inerente a um povo, um país ou uma região geográfica. Basicamente, as técnicas de massagem dividem-se em duas grandes categorias: (1) massagens energéticas e (2) massagens fisiológicas.
As primeiras buscam a reorientação da energia vital e as segundas buscam a desintoxicação do organismo através da eliminação do ácido lático das fibras musculares, além de auxiliar o retorno venoso e linfático.
Cada uma delas se bifurca em centenas de correntes e estilos diferentes. Hoje em dia, existem massagens aplicadas para praticamente todos os fins e até mesmo as grandes empresas incorporam a massagem nos seus pacotes de incentivos.
Deve caber ao massoterapeuta avaliar as necessidades de cada um e escolher o melhor método para a aplicação. Ele deve ser treinado para compreender o corpo e as questões fisiológicas e emocionais para as quais seus clientes procuram assistência. Diferente da massagem comum, que utiliza a mesma técnica de aplicação para todos os pacientes, na massoterapia as pessoas são submetidas a uma série de técnicas diferentes, de acordo com sua necessidade.
A título de ilustração, nos referimos a dois tipos comuns de massoterapia. Um tipo é, por exemplo, a massagem de tecidos profundos; o outro é a massagem esportiva, usada em atletas antes de eventos esportivos para reduzir o risco de lesões e após as lidas esportivas, para ajudar a aliviar a inflamação e a tensão causadas por esforço muscular excessivo durante atividades de alta intensidade.
Existem várias outras formas de massagem terapêutica, todas as quais podem ser usadas também para ajudar a tratar doenças e condições médicas. Embora alguns sugiram que os efeitos de cura da massoterapia são simplesmente uma resposta placebo à natureza reconfortante do toque humano, muitos estudos indicam que a massagem pode realmente beneficiar aqueles que buscam alívio da dor, da tensão ou de problemas funcionais no corpo.
Veja também sobre "Cromoterapia", "Fisioterapia" e "Atenção Plena ou Mindfulness"
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites da Mayo Clinic e da Cleveland Clinic.
