Piolhos. Como ficar livre deles?

O que são piolhos?
O piolho é um inseto que não voa ou pula, mas passa com facilidade de uma pessoa para outra através do contato direto, ou pelo uso de objetos de uso pessoal como pente, escova de cabelo, bonés, prendedores de cabelo, etc.
A doença causada pela infestação de piolhos no couro cabeludo é conhecida como pediculose.
O surgimento dos piolhos não está diretamente relacionado à falta de higiene, mas é importante evitar compartilhar o uso dos objetos pessoais citados acima.
Como saber se eu estou com piolhos?
O principal sintoma é a coceira na cabeça e no pescoço. Para confirmar a presença deste inseto, é preciso procurar e detectar os piolhos e as lêndeas no couro cabeludo.
As lêndeas são os ovos dos piolhos.
Existe alguma receita caseira para acabar com os piolhos?
Procurar um médico (clínico geral, dermatologista, infectologista ou um médico especializado em medicina tropical) para tratamento e orientações para evitar reinfestações é o ideal.
O Ministério da Saúde recomenda, aos que não têm acesso imediato a um serviço de saúde, o uso de água e vinagre misturados em uma proporção de 50% cada um.
Mistura-se uma colher de água com uma colher de vinagre, pega-se um pedaço de algodão, molha nesta mistura, envolve três ou quatro fios de cabelo no chumaço de algodão molhado e pressiona da base até a ponta para que as lêndeas que ficam grudadas nos fios sejam removidas. O vinagre é um ácido asséptico que quebra a substância semelhante a uma cola que a lêndea usa para grudar no fio do cabelo.
É um trabalho demorado, mas com bons resultados.
Após a aplicação, enrola-se a cabeça com uma toalha de banho e, após 30 minutos, passa-se o pente fino no cabelo. Por fim, a cabeça deve ser bem lavada.
Existem outros cuidados a serem tomados?
- Não adianta tratar somente a pessoa contaminada. Principalmente se for uma criança e ela conviva com outras crianças em casa ou na escola. Quando um caso de pediculose é confirmado, deve-se checar se os irmãos e os colegas de classe também estão com a cabeça infestada.
- As mães devem olhar a cabeça de seus filhos com frequência para evitar a doença.
- Os professores devem avisar as famílias quando há suspeita de contaminação.
- Os médicos alertam que deve-se manter as unhas bem cortadas para evitar que os piolhos se instalem sob elas e sejam transportados à cabeça de outras crianças. Além disso, unhas grandes podem causar ferimentos no ato de coçar abrindo porta de entrada para a contaminação por bactérias.
- Lavar os cabelos diariamente, sobretudo no verão, é um hábito de higiene bastante recomendável e que não coloca em risco a saúde dos fios de cabelo.
O piolho dá mais em meninas do que em meninos?
Não é uma preferência por sexo. Mas as meninas com cabelos volumosos, longos e encaracolados são as mais susceptíveis à pediculose.
